segunda-feira, 9 de abril de 2012

Minha História

Nasci numa velha tapera
O rancho onde me criei
Junto aos meus 10 irmãos
A juventude passei
Sem orgulho e sem vaidade
Dos dias da mocidade
A lembrança guardarei

Da infância a juventude
Só guardei humilhações
Vivi mas não vi a vida
Só tristes recordações
Para alguém que acredita
A minha história é bonita
Mas cheia de provações

Trabalhei desde criança
Para ajudar aos meus pais
Sem enfado, sem preguiça
Trabalhei até demais
Embora não ganhei fama
Mas quem conhece meu drama
Hoje levava aos jornais

Não gozei a mocidade
Pois meu destino assim quis
Até meus 17 anos
Não consegui ser feliz
Aí mudou minha vida
Ingênua e despercebida
Valeu o esforço que fiz

Embora na minha infância
Nada consegui aprender
Era humilde e trabalhava
E sonhava saber ler
Pelo desejo que tinha
Consegui quase sozinha
 O pouco que sei escrever

Graças aos meus esforços
Que ajudou com o destino
Também a fé que guardava
No nosso mestre divino
Pois é bem certo o ditado:
O espinho vem preparado
Pra furar, desde pequenino

Passava os dias lutando
E as noites sem contentamento
Sem festas, sem diversão
Não esqueço um só momento
Quando aos 17 anos surgiu
O homem que conseguiu
Mudar o meu pensamento

Desse dia por diante
Tudo era diferente
Não conseguia apagar
Seu nome da minha mente
A amizade crescendo
Já parecia o estar vendo
Por mais que estivesse ausente

Assim passaram 2 anos
De uma esperança tão pura
Pois nem o fogo destrói
Uma afeição tão segura
Coisa que não desfalece
Quando o amor acontece
Na vida da criatura

Eu que guardava comigo
O olhar de quem não sofreu
Tive que sofrer bastante
Por tudo o que aconteceu
Pois não tinha experiência
Mas Deus me deu paciência
E o sacrifício valeu

Começamos nossa vida
Sem luxo, sem condição
Pra enfrentar o futuro
Mas Deus nos deu proteção
Pra começar nosso jogo
A maior prova de fogo
Cheia de mil provações

Depois de muito lutar
Sempre tentando vencer
Os dias foram passando
Cumprindo o nosso dever
Os filhos foram chegando
As preocupações aumentando
Alegrando o nosso viver.

A essa altura tínhamos feito
Um rancho pra nosso abrigo
Tudo era maravilhoso
Deixamos de ser mendigo
Quando tudo tinha começado
  Veio alguém tirou um “bocado”
Parecendo até castigo

Mas, sem baixar a cabeça
Continuava lutando
Sempre com fé em um Deus
Que vinha nos ajudando
Trabalhando com economia
Quando alguém nos perseguia
O pouco ia aumentando

Com a ajuda de Deus
Os filhos foram crescendo
Cada um ajudava um pouco
E assim ia-mos vivendo
Com um trabalho vantajoso
Mas, a ajuda do invejoso
Sempre sempre aparecendo

Por incrível que pareça
Não é fácil acreditar
Sem ter casa, sem dinheiro
Pra uma vida enfrentar
Uma situação singela
E o capítulo da novela
Todo ano a reprisar


Pra vencer com economia
Precisa ter “matemática”
Uma família numerosa
Traz situação dramática
Tem que enfrentar sem medo
Dormir tarde, acordar cedo
Que é a ciência mais prática

O Zé começou a vida
Trabalhando de vaqueiro
Dois anos sem recompensa
Foi trabalhar de sapateiro
O sitio que estamos no momento
Começou o desmatamento
Debaixo de um umbuzeiro

Pra se encarar a vida
Não vá de cabeça baixa
Tem que fazer bons amigos
Pra não ser bandeira sem faixa
Foi quem nos salvou no deserto
Pois mais vale amigo certo
De que dinheiro na caixa

Quem quer acertar na vida
Pra conseguir ser feliz
Tem que sofrer confiante
Fazendo como eu já fiz
Suportar, como eu suportei
Chorar, como eu chorei
Querer como eu já fiz

Graças aos bons amigos
Que jamais vamos esquecer
Junto ao crédito bancário
Nos ajudaram a vencer
Aumentando as plantações
Com boas orientações
O que temos que agradecer

Hoje a família cresceu
Parece até que vencemos
O que passou, já passou
Um drama terrível vivemos
Para qualquer criatura
Foi uma tarefa dura
Onde a vitória alcançamos

Mas, o tempo está passando
A mocidade fugindo
Por aí vem a velhice
Que anda nos perseguindo
Sempre contando a vitória
Quem conheceu minha história
Não diz que estou mentindo

Para encerrar a história
Parece até brincadeira
Fizemos a casa e um poço
Preparamos os campos e o “cilo trincheira”
E para viver em paz
Construiu um biogás
Com ferro, luz, fogão e geladeira.
                     
                                                    Maria da Purificação B. Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário